Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB) e o Fórum de Turismo Rota Sanhauá, a Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza, nesta quarta-feira (4), a ‘Oficina de Planejamento Participativo’. A capacitação visa o desenvolvimento da FCJA no planejamento, de forma colaborativa, em ações de melhorias e do turismo criativo.
A oficina, destinada a funcionários e expositores da Feira dos Aromas (realizada semanalmente na instituição), ocorre das 9h às 12h, no Auditório Juarez da Gama Batista, no Anexo I da FCJA. “O objetivo é reunir os diferentes participantes do ecossistema da Fundação, o que chamamos destakeholdersou partes interessadas para, coletivamente, apoiar no planejamento da organização”, explica o facilitador da oficina, Danylo Aguiar, consultor especialista em gestão do Sebrae.
Com foco na ampliação e aperfeiçoamento da oferta turística da Fundação Casa de José Américo, Danylo adianta que a metodologia a ser utilizada na oficina será a formação de grupos de trabalho que irão debater eixos estratégicos, como gestão e governança; diversidade cultural e qualificação da oferta; infraestrutura cultural patrimonial e turística; desenvolvimento sustentável e participação social; e, por fim, marketing e comercialização. “A metodologia é a fluxonomia 4D, que trabalha as novas economias edesignde futuro”.
A capacitação na oficina, ressalta o especialista, é uma ação viabilizada a partir do programa Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae, que apoia a estruturação da governança, e de roteiros na Região Turística Rota Sanhauá. “Joao Pessoa está inserida nessa região turística e é por isso que estamos apoiando a Fundação Casa de José Américo com esta ação”, explica Danylo Aguiar.