O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, atendeu, entre a sexta-feira (27) e o domingo (29), 350 pessoas na urgência e emergência e ambulatório médico. Foram 155 atendimentos na sexta-feira, outros 96 no sábado e mais 99 no domingo.
A unidade, que integra a rede hospitalar do estado, realizou ainda cinco cirurgias eletivas e sete partos, além de 52 exames de Raios-X, 37 tomografias e 455 exames laboratoriais. As cirurgias eletivas foram de laqueadura (cirurgia para a esterilização voluntária definitiva), colecistectomia, (cirurgia para retirar a vesícula biliar) hernioplastia inguinal (cirurgia de hérnia) e apendicectomia (cirurgia de retirada do apêndice cecal).
Nos atendimentos no final de semana, a maior demanda foi de pacientes com queixas de dores diversas, com 36 casos no total, seguida de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 17 casos, e de casos de crise de ansiedade, com 15 atendimentos. Infecção, quedas, administração de medicação própria, enxaqueca, lombalgia, tosse, febre, mal-estar, náuseas, reação alérgica, tontura, avaliação obstétrica e avaliação cardíaca também foram motivos para procura do serviço, entre outros sintomas.
Na urgência, o hospital atendeu ainda 10 casos de sinistros de trânsito, sendo cinco deles por causa de acidentes de motos, outros dois com sinistros envolvendo automóveis e três por atropelamento. Vinte e nove pessoas precisaram ficar internadas para cuidados posteriores, entre outras razões, por causa de abdômen agudo obstrutivo, apendicite, colecisitice aguda (inflamação da parede da vesícula secundária), fratura de fêmur, infecção do trato urinário, além dos pacientes que se submeteram a cirurgias e partos.