A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) realizou, nessa terça-feira (1º), uma apresentação para policiais civis de João Pessoa sobre os Programas de Proteção coordenados pela Secretaria. A atividade, que aconteceu na Cidade de Polícia da Capital, objetiva dar continuidade a uma rodada de formação e capacitação junto à Polícia Civil (PC), além de divulgar as ações e fortalecer o papel da PC no processo de proteção dos Programas.
Na ocasião, foram apresentados o Programa de Proteção Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), o Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PEPDDH) e o Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita). Os três programas foram criados pelo Governo Federal, mas são coordenados pelo Governo Estadual, através da Sedh e executados pela Casa Pequeno Davi. A Paraíba foi um dos primeiros estados a executar os programas.
A apresentação é resultado de uma articulação do Conselho Deliberativo do Provita. Além das equipes de técnicos dos três Programas de Proteção, estiveram presentes policiais civis que atuam em delegacias especializadas da Capital, entre eles: delegados, agentes de investigação e escrivães.
Segundo a gerente operacional de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Sedh, Natasha Batusich, a atividade vai ser continuada e permanente para o aprimoramento e avanços institucionais. “A gente tem como um grande desafio o fortalecimento institucional da execução dos Programas e impulsionar a criação de um sistema estadual de proteção no estado da Paraíba”.
O delegado Cristiano Santana, superintendente da Polícia Civil Metropolitana de João Pessoa, destacou a importância do evento. “A gente fez esse encontro com os policiais civis porque entende que os Programas precisam ser difundidos; principalmente em relação aos requisitos para o ingresso que ainda não estavam tão disseminados entre os policiais”.
De acordo com Joana D’arc, operadora de rede da Casa Pequeno Davi, esse momento é importante. “É preciso estreitar o diálogo com os organismos da sociedade que executam as políticas públicas, como a Segurança Pública, por se tratarem de políticas novas e o conhecimento precisa ser ampliado”.
No mês passado, essa mesma apresentação já havia sido realizada para os policiais civis que atuam na região de Patos e Campina Grande. Ainda este mês, a apresentação será realizada para os policiais de Guarabira.