A Câmara de Vereadores de São José de Espinharas-PB, realizou na última sexta-feira, dia 22 de novembro, a última Sessão Ordinário de 2024.
Sob o comando do presidente Esterban Nóbrega de Sousa, a reunião contou com a presença dos demais pares que compõe o Poder Legislativo Municipal.
Durante a sessão foram debatidos vários assuntos, todos construtivos e direcionados a resolução dos problemas do povo de São José de Espinharas.
Os vereadores fizeram uso da palavra para agradecer a população pelo voto de confiança e o importante papel que a câmara desempenhou, nessa legislatura que se encerra, nas ações em prol do desenvolvimento do município.
Já o vereador Esterban Nóbrega, presidente da Casa Sebastião Ferreira da Nóbrega, que não conseguiu a reeleição, fez uma prestação de contas da sua gestão à frente do legislativo municipal. “É um momento de alegria e agradecimento à Deus por tudo aquilo que foi feito nesta casa pelas causas do município, e ela continuará com esse compromisso. Passadas as eleições, não consegui a reeleição, mas sou muito grato por ter tido a oportunidade de nesses oito anos poder contribuir com a nossa população”, agradeceu Esterban.
Durante seu discurso de despedida, Esterban Nóbrega fez uma breve prestação de contas daquilo que foi realizado pela sua gestão nos últimos quatro anos como presidente da Câmara de São José de Espinharas.
“Todos nós sabemos a maneira que encontramos esta casa. Era uma casa bem distiorada, um pouco desorganizada, e aqui a gente iniciou um trabalho com dificuldades, sem nenhum recurso, e nesse período de quatro anos conseguimos mudar e melhorar as condições de trabalho dos vereadores e servidores”, relatou Esterban.
Ele também apresentou uma resolução, acolhida por todos os vereadores, repassando para a prefeitura equipamentos que estão em desuso, já que são bens que estão tombados e que não podem ser descartados.
Esterban também destacou a contratação de profissionais para fazer a contabilidade da Câmara de São de Espinharas, e o papel fundamental de todos que fazem parte do poder legislativo, desde o auxiliar de serviço ao assessor jurídico.
Outro marco da gestão de Esterban, foi a reestruturação imobiliária da câmara, do setor de informática e melhorias no prédio do poder legislativo.
A gestão financeira da presidência da casa legislativa de São José de Espinharas, comandada por Esterban Nóbrega, vai ficar na história porque, além da organização do pagamento dos salários dos servidores em dia, e a fornecedores, foram devolvidos aos cofres do município R$ 100.700,00, que sobraram em 2022.
Em 2023, cumprindo com as obrigações legislativas, em conformidade com a lei, e dentro do orçamento da câmara, foi possível nomear um assessor para cada vereador que formulou pedido ao presidente do poder legislativo, e mesmo assim, ao final do ano sobraram R$ 57.000.00 que foram devolvidos ao poder executivo. Essas informações estão nos balancetes de dezembro da câmara.
No encerramento desta legislatura de 2024, A Câmara Municipal de São José de Espinharas, liderada pelo presidente Esterban Nóbrega de Sousa, atingiu 82,57% no Índice de Transparência recebendo o selo Prata pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ocupando a 4ª posição entre os legislativos da Paraíba.
Esterban encerrou sua fala anunciando a aquisição de um veículo Polo 0Km para a Câmara de São José de Espinharas, que será entregue no próximo dia 31 de dezembro.
A população pôde acompanhar os trabalhos do legislativo municipal, tanto se fazendo presente no plenário da câmara, como também da sua própria residência, através de uma transmissão online que foi realizada ao vivo pela página oficial da câmara através desse link:
https://www.facebook.com/camarasjespinharas/videos/1275184863665976